terça-feira, 17 de outubro de 2017

Torno Mecânico - A mais antiga máquina criada pelo ser humano

A partir da criação do torno mecânico, a humanidade adquiriu as máquinas necessárias para o avanço industrial e tecnológico, desde do setor médico até a indústria espacial.

Essa máquina está na base da ciência metalúrgica, considera como a máquina ferramenta mais antiga e importante ainda em uso criada pelo ser humano.

O torno mecânico é uma máquina operatriz muito versátil usada para a produção ou de diversos tipos de peças. Para exercer essa função, é composta de placas para fixação da peça que se pretende trabalhar, visando um acabamento perfeito.

Essas placas podem ser de três castanhas, se a peça for cilíndrica, ou quatro castanhas, se o perfil da peça for retangular. Permite a transformação do material em estado bruto, em peças que podem ter seções circulares, e variadas combinações destas seções.

Normalmente, é usada em metalurgia, fiação de metal, torneado de madeira e vidro. As diferentes atividades que podem ser feitas podem ser:
     Lixar;
     Cortar;
     Raspar;
     Perfurar;
     Deformar ferramentas.

São colocadas na criação de objetos que tenham simetria sobre o eixo de rotação. Determinados dos produtos mais comuns da máquina de torno são virabrequins, árvores de cames, patas de mesa, tigelas e suportes de candelabro.

Confira como surgiram os tornos mecânicos:


Os primeiros tornos usados pelos seres humanos eram chamados de Tornos de Vara, frequentemente usados por artesãos durante toda a idade média e por volta do século XIX. Desenhos egípcios e provas arqueológicas apontam que esta máquina já existia até mesmo antes disso, até mesmo em cerca de 1300 a.C.





No modelo de vara, a peça a ser trabalhada era amarrada com uma corda presa em uma vara sobre a cabeça do artesão e sua outra extremidade era amarrada em um pedal, a peça girava a partir da pressão do pedal que puxava a corda, e a partir daí, a vara fazia o retorno.

Modelos mais antigos ofereciam a rotação da peça de trabalho de maneira manual a partir de uma corda, fazendo o corte de formas em uma madeira a partir de alguma ferramenta afiada.

A invenção de Da Vinci:

No final do século XV, Leonardo da Vinci desenhou três máquinas em uma página. A primeira delas, se referia à um torno, este já fazia uso de uma roda que ainda funcionava somente para a inércia. A segunda era uma serra e a terceira, um sistema que empregada um pedal para girar uma roda, que poderia ser anexado a variados dispositivos. 

 Link Parceiro

O torno Leonardo da Vinci se era basicamente constituído de um pedal e da roda que mantinha o movimento inercial.

Com o passar do tempo foi desenvolvido o torno de fuso, que precisavam de duas pessoas ou mais para serem usados, enquanto uma pessoa girava a roda, outro usada ferramentas para dar forma ao material.

James Watt, no século XVIII criou a máquina a vapor, e a partir daí, a produção como teares e outros mais foram adaptados, sendo um grande avanço para a revolução industrial. A partir daí, Henry Moudslay adaptou esse tipo de utilidade para um torno, dando origem à um torno a vapor. Com o tempo, mais tecnologia foram sendo incorporadas até chegarmos na máquina convencional que citamos anteriormente.

Atualmente

Com o passar do tempo, essa máquina foi evoluindo, passando por modificações e aperfeiçoamentos, recebendo novas tecnologias e maneiras de operar.

As máquinas modernas podem ser classificadas em relação ao tipo de trabalho efetuado. O Torno CNC por exemplo, se refere à máquina em que o processo de usinagem é feita por comandos numéricos computadorizados, através de coordenadas X (vertical) e Z (longitudinal).

Já um torno revólver tem como característica a fabricação em série de peça com auxílio do cabeçote móvel que vem adaptado a diversas ferramentas diferentes para executar processos de usinagem com rapidez, em peças pequenas, como buchas por exemplo.

Esse tipo de máquina se tornou relativamente acessível, pode ser encontrada para aquisição a partir de empresas do ramo, a Coralmaquinas é um exemplo. No site desta empresa pode-se encontrar informações sobre tornos mecânicos universais, tornos de bancadas (que são máquinas mais simples) e outros modelos de torno.

Pessoal, boa tarde, recebemos essa postagem de um amigo leitor Equipe Rede Industrial,  um texto simples e bem explicadinho sobre uma maquina magica do mundo metal mecânico. Excelente leitura pessoal.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário