Preseting “Preset” Nardini

 Toda vez que carregamos uma ferramenta nova na torre ou mudamos o processo de usinagem é necessário que seja feito um novo zeramento das ferramentas, para isso é necessário que a ferramenta esteja ativa e definida no editor de ferramenta, caso a ferramenta não esteja ativa não será possível fazermos o “preseting”. Para ativa-la devemos seguir o seguinte procedimento:

O primeiro passo para fazer o “presetingda ferramenta é verificar através de um paquímetro o diâmetro da peça a ser usinada.

Em seguida pressionar a tecla no comando MDI.
Em seguida devemos pressionar a tecla “M” (Função auxiliar) digitar 3 ou 4, depende da posição da torre de ferramentas e em seguida pressionar a tecla Enter , será selecionado o próximo campo “T” (Ferramenta), neste campo deve–se digitar o número correspondente a ferramenta.

Em seguida pressionar a tecla ENTER, será selecionado o próximo campo “D
(corretor de ferramenta) deve-se digitar o número do corretor que será utilizado para a ferramenta programada anteriormente, e em seguida novamente pressionar tecla ENTER . Para sair do campo devemos pressionar a tecla END

START

Eixo em X

Com o eixo arvore girando, movimentar o eixo “X” através da Manivela até que a ponta da ferramenta encoste-se à peça e faça um risco na mesma.
Em seguida devemos parar o giro do arvore através da tecla STOP depois a tecla Manual.

Em seguida pressionar a tecla X, será aberta uma caixa na parte superior da tela do comando:


 Digitar o valor medido da peça.

 Enter


 Eixo Z

 Encostar a ferramenta na face da peça com o comando Manual.
 Em seguida devemos pressionar a tecla Z, será aberta a seguinte caixa na parte superior da tela do comando:


Devemos digitar o valor adotado para este ponto da peça.
Note: Após digitarmos o valor da posição Z, o comando irá calcular o comprimento LZ da ferramenta e informará na tela, devemos pressionar a tecla Enter.



Nenhum comentário:

Postar um comentário