domingo, 7 de agosto de 2016

Compensação do raio na ponta da ferramenta Torno CNC

 Olá Amigos, vamos falar um pouco sobre Compensação do Raio da Ferramenta em usinagem de peça em Torno CNC... Sabemos que algumas ferramentas possuem arredondamento na ponta que esta em contato com o material, e quando temos essa situação, precisamos ativar a compensação do Raio da Ferramenta em nossa programações para que nosso perfil não fique com nenhuma linha não conforme. O motivo de precisar ativar esta compensação é muito simples de entender, o comando da maquina interpreta uma ponta formada pela intersecção de duas linhas imaginárias, uma é perpendicular ao eixo da máquina e a outra é pa

  Mais abaixo vamos ver que quando nossa peça a ser usinada tem linhas perpendiculares e linhas paralelas ao eixo da máquina, não ha a necessidade de ativar a compensação do raio da ferramenta, pois ha uma coincidência de pontos. O nosso ponto Teórico e o ponto de contato com nossa peça. 


Então meus Amigos, quando é necessário ativar a nossa Compensação?
  Ela é somente necessária quando tivermos linhas em ângulo, ou seja chanfros, cones entre outras ou linhas circulares como arredondamentos, raios, esfera como exemplo, pois assim o comando executa os movimentos da ferramenta pelo ponto teórico e esses movimentos como vimos não são paralelos ou perpendiculares, então teremos uma LINHA NÃO CONFORME, como vamos ver nas figuras abaixo, ficará na usinagem uma superfície não de acordo com o nosso programa. 

Usinagem com linha em Ângulo

Outro exemplo meus Amigos:
Usinagem com linha Circular

  As linhas que estão destacadas em vermelho, nós mostra que o espaço vazio que existe entre a ferramenta e o ponto teórico deixa um sobre-metal indesejado para atingirmos as medidas desejadas do nosso desenho. Situações como essas são facilmente resolvidas, nesse tipo de usinagem, devemos aplicar a compensação do Raio da ponta da ferramenta. Essa funções são simples e moldais, ou seja, uma vez programada na memoria da maquina fica ativa até seu cancelamento. 

G41 = Ativa a compensação à esquerda do perfil;
G42 = Ativa a compensação à direita do perfil.
G40 = Desativa a compensação;

 Mais um pouquinho abaixo, vou mostrar para vocês um exemplo em figuras com uma usinagem de compensação de ferramenta a direita e uma outra com ativação de compensação do raio da ferramenta à esquerda do seu perfil. 


A primeira figura, vamos Ativa a compensação à direita do perfil: 

A segunda figura, vamos Ativa a compensação à esquerda do perfil. 



Exemplo em programação, usamos a compensação no acabamento da peça: 

N370 G96S350
N380  G92S3500M4
N390  G0X44Z1 
G42 = Ativa a compensação à direita do perfil.
N400  G70P170Q230F.1
G40 = Desativa a compensação;
N410  G0X150Z150
N420  M30




Um comentário:

  1. Olá Rogério! Parabéns pelo conteúdo e trajetória profissional. Sou Docente do IFSP de São José dos Campos. Gostaria de pedir se posso utilizar essas imagens de Compensação de Raio da Ponta da Ferramenta nas minhas aulas. Claro que farei citação do seu blog. Abraço!

    ResponderExcluir